Nesta quarta-feira (1), as residências situadas no entorno do Parque Gentil Diniz, região da Sede, foram alvo de uma ação de fiscalização. O objetivo foi notificar as residências que ainda lançavam esgoto de forma irregular, atingindo o Córrego das Acácias, que passa dentro do Parque Gentil Diniz e é um dos principais afluentes do Ribeirão Betim que, por sua vez, deságua na Vargem das Flores.
A ação integrou vários órgãos dos governos estadual e municipal e contou com a presença da Copasa, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Limpeza Urbana e das equipes de Educação Ambiental e de Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad.
Última etapa antes da aplicação de multas, a operação atingiu 41 residências que, apesar de já orientadas e notificadas, ainda resistiam em fazer a ligação correta do seu esgoto à rede coletora da Copasa, os chamados ‘factíveis’ (residências que têm condições técnicas de se ligar à rede de esgoto, mas ainda assim não o fazem). As autuações davam um último prazo de 30 dias para as adequações necessárias. Se, ao final desse período, ainda não houverem sido feitas, os proprietários serão alvo de fiscalização e multa, que tem valores a partir de sete mil reais.
O evento de hoje é o final de uma experiência piloto que vem sendo feita nos últimos três anos e que deu origem à formação do Grupo de Factíveis, que reúne todas as regionais de Contagem, além dos órgãos já citados. O grupo terá o objetivo de analisar e combater os lançamentos irregulares de água e esgoto no município, replicando as ações já testadas e evitando que poluam cursos d’água.